Empatia: o segredo que vai te fazer um campeão na vida e na carreira

Fiquei um tempo sem escrever no meu blog, mas foi bacana passar um período “sabático”, onde puder amadurecer (quase sempre com um pouco de sofrimento) e voltar mais forte que nunca. Tenho percebido cada vez mais que o comportamento, e não o conteúdo, é que é o rei desses novos tempos.

Isso vai desde a sua esfera pessoal à profissional. Obviamente, as questões técnicas continuarão tendo sua força, mas não adianta nada você ser o “pika das galáxias” em direito, medicina, engenharia ou tecnologia se não tem coração para dar um bom dia ou criar empatia com as pessoas.

Basicamente, a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Antes de partir para o “ataque”, no entanto, é preciso olhar para dentro de si (isso aqui não é lero lero de autoajuda barata, não. Continua comigo no texto pra ver!). Escolha você antes de qualquer coisa. Peguei uma frase num livro que li ontem que mexeu comigo. Ela dizia tipo isso: “um terço das pessoas ama você, um terço odeia e um terço não está nem aí para sua existência”.

“um terço das pessoas ama você, um terço odeia e um terço não está nem aí para sua existência”.

Forte, né? Escolha o terço que ama você e aperte a tecla do foda-se para quem lhe odeia e para quem não está nem aí para ti. Eu quero mais é que venham os haters mesmo do um terço que me odeia porque estou abusado e vou ser cada vez mais. Em um novo artigo próximo, vou falar da ostentação de livros e da minha pegada de leitura (tô lendo de dois a três livros por semana).

Eu quero mais é que venham os haters mesmo do um terço que me odeia porque estou abusado e vou ser cada vez mais.

Bom, acabei me desviando do assunto. Tô aqui para falar de empatia e acabei comentando sobre autoconhecimento e outras paradas. A pegada é que devemos explorar novas pessoas, novos caminhos e ideias. Com certeza, isso vai despertar muitos insights dentro de você. A real é que muita gente paga de foda e inovadora, mas a verdade é que as pessoas recriam as coisas que já existem há séculos e tiram onda como se fossem o próximo Steve Jobs ou Elon Musk (não conhece? Tá dando mole…).

Enfim, mas simbora pra receita clichê: fale menos, aja mais. Eu falo pra caralho às vezes e sempre me lasco por isso. Agora tenho aprendido a ficar mais na minha, segurando a onda, e isso tem me trazido uma serenidade incrível. Enfrente seus medos, mas ao mesmo tempo respeite-os: eles fazem parte de você.

Outra real que vou explanar são os assuntos tabus relacionados ao nosso lado escroto. Uma coisa que quase ninguém fala, porque é feio, é que sentimos inveja, rancor e mágoa de uma ou várias pessoas. Preferimos usar nossas moletas emocionais e vira e mexe estamos terceirizando as coisas ruins que acontecem dentro e fora da gente.

Preferimos usar nossas moletas emocionais e vira e mexe estamos terceirizando as coisas ruins que acontecem dentro e fora da gente.

É massa encarar a parada de frente e reconhecer o quão limitados somos. Uma hora ou outra, o animal que existe dentro da gente sempre se manifesta. Por isso bato na tecla do autoconhecimento. Depois de um período em que você se conhece, é natural que também passe a compreender as emoções e as aspirações de vida. A existência vai muito além de nascer, crescer, reproduzir e morrer. Tem que valer a pena para si e para quem está à sua volta.

E uma das coisas que fazem a vida valer a pena é a empatia. Quando me coloco no lugar do outro, entregamos respeito, atenção e amor. Dá para fazer isso com a esposa, com os filhos e com os clientes. A vida fica mais leve, ganha novos contornos e significados. Não tô dizendo para você virar Madre Tereza de Calcutá. A minha ideia é só para ir na contramão dessa realidade escrota de olhar só para seu umbigo.

Ps. Lógico que a foto fofa desse post foi para tentar ganhar leitores e likes. Mas me preparei pra escrever esse texto mesmo se ninguém ler ou curtir.

Se você gostou dessas ideias, de repente você pode gostar dos outros textos que escrevi: confira mais textos aqui no LinkedIn! Além disso, acompanhe minhas redes sociais: 

🎥 YouTube

📖 Facebook

🐥 Twitter

👻Snapchat: orenatoribeiro1

📷 Instagram: @orenato.ribeiro

📲 Podcast: dá para ouvir no SoundCloud ou no app do seu celular (busca por Renato Ribeiro)

💻 www.orenatoribeiro.com

IN A SHORT TIME (não sabe inglês? Tá dando mole de novo… eu não aprendi de novo, então tô aprendendo de “véio”… e ralo TODO DIA pra aprender esse bagulho)>>> Minha lista privada de e-mails.

QUEM SOU EU?

É difícil me definir porque estou sempre em mudança. Nasci em Nova Lima, uma cidade vizinha a Belo Horizonte (MG), e tenho as características peculiares do mineiro: a hospitalidade, o respeito, a gentileza e a desconfiança, hehehe.

Hoje, vivo em São Paulo, essa selva de pedra que conquistou meu coração. Trabalho e leio muito e saio pouco. Álcool não é muito comigo, mas comida… rs. Podem me chamar para almoçar, principalmente se tiver bolo de chocolate recheado na sobremesa. Com essa comilança, me tornei atleta amador e em novembro vou correr minha sexta maratona!

Na vida profissional, fiz jornalismo e depois encarei duas pós-graduações: em marketing e em gestão de negócios. Tenho experiência de 12 anos em comunicação, marketing e redes sociais, além de quatro anos de atuação em consultorias, treinamentos e palestras para pequenos empreendedores.

Além da comunicação e do marketing, também sou apaixonado por desenvolvimento humano, negócios e empreendedorismo. Isso me levou a produzir muito conteúdo nas minhas inúmeras redes sociais. Me arrisco no Pulse do Linkedin, no meu Blog, num Podcast e até no YouTube.

Tenho alguns objetivos traçados e eles são muito claros, mas estou preparado e com o coração aberto para receber o que ainda não faço ideia que vai acontecer. Sei, porém, que será algo incrível, melhor que o meu maior sonho. Acredito em energia, na bondade, no amor, na generosidade e creio que estamos aqui para cumprir uma bela missão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s