Neuromarketing avança no mercado e empresas desnudam desejos dos consumidores

A vida de empreender ou intraempreendedor (ou seja, o empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida) não costuma ser fácil. Estar numa posição de liderança requer responsabilidades, desafios constantes e muita pressão. Além dos resultados da empresa, também esperam que você construa um mundo melhor.

Com o objetivo de tornar essas tarefas mais fáceis, empresários de todo mundo estão investindo cada vez mais em neuromarketing e as pesquisas em torno da ciência tem causado muitas intrigas. Não que seja algo novo, mas a busca em entender como os consumidores reagem tem se tornado obsessiva.

Não que seja algo novo, mas a busca em entender como os consumidores reagem tem se tornado obsessiva.

Com o receio de produtos e serviços não decolarem no mercado, as empresas têm investido muito nesse assunto que busca uma compreensão das pessoas por meio da observação e interpretação de suas reações emocionais – a ciência está diretamente ligada às compras por impulso.

Nesse caso, o mercado de merchandising visual (VM, na sigla em inglês) tem se destacado cada vez mais. Afinal, no VM é definida a apresentação dos produtos no seu melhor: a coordenação de cores (cores sincronizadas); a disponibilização de complementos (produtos/acessórios) e a auto-explicação (descritiva/ilustrativa). Mas para quê? Para justamente facilitar as compras por impulso.

As empresas têm investido muito nesse assunto que busca uma compreensão das pessoas por meio da observação e interpretação de suas reações emocionais

E é aí que o neuromarketing entra. Por meio de métodos e ferramentas, é possível medir as atividades elétricas do cérebro, que por sua vez se relacionam com a memória, as emoções e as atenções. Dá para ter uma noção exata, por exemplo, de como uma pessoa se sente ao assistir um comercial ou ao pensar em algum produto.

Os céticos têm medo de que esteja havendo uma manipulação de massa sobre os consumidores. No entanto, as empresas já adotam essas estratégias e as entendem como valiosas. O argumento principal de defesa é que o neuromarketing tem grande valor para a entrada de novos produtos no mercado, pois minimiza riscos e maximiza todos recursos.

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QUEM SOU EU? 

É difícil me definir porque estou sempre em mutação. Nasci em Nova Lima, uma cidade vizinha a BH, e tenho as características peculiares do mineiro: a hospitalidade, a gentileza e a desconfiança, hehehe.

Hoje, vivo em São Paulo. Trabalho e leio muito e saio pouco. Álcool não é comigo, mas comida é comigo mesmo! Podem me chamar pra almoçar, principalmente se tiver bolo de chocolate recheado depois. Com essa comilança, virei atleta amador e neste ano vou disputar minha sexta maratona!

Na vida profissional, fiz jornalismo e depois encarei duas pós-graduações: em marketing e em gestão de negócios. Tenho experiência de 12 anos em comunicação, marketing e redes sociais, além de quatro anos de atuação em consultorias, treinamentos e palestras para pequenos empreendedores.

Além da comunicação e do marketing, também sou apaixonado por desenvolvimento humano, negócios e empreendedorismo. Isso me levou a produzir muito conteúdo nas minhas inúmeras redes sociais. Para estar por dentro de tudo, além das leituras, estou sempre em eventos dessas áreas.

As minhas principais experiências profissionais englobam empresas como Fiat, Petrobras, Sebrae-MG, CDL – Belo Horizonte, agências de publicidade e órgãos públicos. Também já trabalhei diretamente com grandes nomes do mercado.

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